O PAC e o setor de software

Esses dias o Governo anunciou o PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento). Ná area de software o único anúncio concreto foi referente ao desenvolvimento de software para a área de TV Digital. A ABES, Associaçào Brasileira das Empresas de Software está tentando conseguir incentivos para as outras áreas. Esforço esse que estão tentando desde 2.004 quando o atual Governo mencionou que a área de Tecnologia e Software era uma de suas prioridades. O que eles mais estão tentando é obter incentivos fiscais (como isenção de PIS e COFINS) semelhantes aos destinados a indústria de Hardware. Outro pleito da ABES é referente à encargos menores na contratação de mão de obra de TI, já que os atuais encargos fazem com que as empresas brasileiras percam competividade no mercado mundial. Torcemos para que nossos representantes consigam incentivos para que, não só a Tecmaster, mas toda a indústria de software e serviços de TI, consigam ser mais competitivas oferecendo preços justos à seus clientes. Abraços a todos.

Avaliação também na SIEMENS e boas vindas à Luciana

Estivemos em mais uma visita à clientes, e desta vez estivemos na Siemens Business Services,divisão de TI da gigante SIEMENS. Voltamos a atuar recentemente na Siemens na área FI do SAP, e uma entre outras coisas legais que existem por lá é a preocupação constante da Siemens com a motivação dos consultores terceiros. Para terem idéia, nossos consultores estão tendo que efetuar uma avaliação da Tecmaster e do ambiente de trabalho a pedido da própria Siemens. Ou seja, além da avaliação que estamos efetuando com todos os consultores, estes consultores terão a oportunidade de repassar para o cliente final, como a Tecmaster atua , sua politica de trabalho, acompanhamento , etc, e em caso de problemas a Tecmaster terá a obrigação de efetuar melhorias. Não é a toa que a Siemens é uma das maiores empresas do mundo, e saiu na revista Exame como uma das melhores empresas para trabalhar. E a Tecmaster espera não só atender cada vez mais este importante cliente, como quer aprender sempre que possível com seus processos de Gestão. Aproveitando esta notícia, quero dar as boas vindas à Luciana, nossa nova Assistente de Marketing, que assume o lugar da Marina. Luciana, boa sorte e esperamos todo o sucesso do mundo para você e consequentemente para o Depto Comercial e Marketing da Tecmaster. Abraços. Marcelo.

Atlas Schindler e elogios à equipe ABAP

Estivemos visitando mais um de nossos clientes : Elevadores Atlas Schindler, uma das maiores empresas do mundo, líder em elevadores. Estamos com a Schindler há quase 2 anos, onde atuamos com uma equipe de ABAP divididas em duas frentes : manutenção e suporte ABAP no dia a dia e desenvolvimento em novos projetos. Estivemos ouvindo da Gerência de TI um feedback sobre nossa atuação neste ano de 2.006 e ficamos bastante orgulhosos de todos, pelo que ouvimos. A melhor frase ” A equipe de ABAP Tecmaster é a melhor equipe que já passou aqui na Schindler”. Palavras como “persistência”, “excelente postura” além de “todos excepcionais tecnicamente” nos deixam muito felizes. Portanto a todos os profissionais na Schindler, PARABÉNS pelo FEEDBACK. Mais uma prova de que a Tecmaster busca no mercado os melhores profissionais desse competitivo mercado. Um abraço e bom fim de semana a todos. Marcelo.

Avaliação da TECMASTER

Iniciamos hoje um processo que já foi realizado no ínicio de 2.006 e repete-se em 2.007 : a avaliação da empresa realizada por funcionários e colaboradores. Nesta, cada profissional da Tecmaster recebe um link com um questionário sobre diversos pontos da empresa , votando, opinando, efetuando sugestões , críticas e o que gostaria de ver implementado na empresa em 2.007. A idéia é que todos sejam os mais francos possíveis e para não atrapalhar essa franqueza, a Tecmaster não obriga ninguém a se identificar, basta entrar nesse link e avaliar a empresa. É preciso coragem para tomar uma decisão desse tipo, pois invariavelmente nos surpreendemos com algumas críticas ou sugestões, e pra ser sincero, escutamos coisas que sabemos que precisam ser melhoradas. Mas justamente essa é a importância de uma avaliação desse tipo, saber se estamos caminhando para o lado certo, se estamos adotando as melhores práticas de gestão de pessoas e consequentemente fazendo com que as pessoas continuem ou fiquem mais felizes de trabalhar conosco. Claro, que este processo é um processo de longo prazo. Mas com muito trabalho e força de vontade aos poucos vamos implementando boas idéias ou melhorarando processos que possam estar prejudicando o trabalho das pessoas e consequentemente podem prejudicar a imagem da Tecmaster em seus clientes. No ano passado três grandes sugestões ficaram evidentes para uma ação já a partir de 2.006 : maior enfâse em treinamento e aperfeiçoamento ; melhor aproveitamento dos encontros realizados entre os profissionais em happy hours para troca de idéias, conhecimentos e aprendizados ; comunicação mais clara do dia a dia da empresa e das metas a serem realizadas. Conclusão : nos dois primeiros itens demos inicio ao TECCLUBE que é um clube de conhecimento onde 2.006 foram realizadas algumas palestras e que pretendemos melhorar este ano com workshops e treinamentos especificos. Além disso , estaremos este ano adotando um ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL dos profissionais em termos de evoluçào de carreira; e no terceiro item fizemos eventos para divulgar metas da empresa e programas bem como demos inicio as atividades desse BLOG. Tem muita coisa ainda pra fazer, e dando uma olhada rapidamente em algumas avaliações de 2.007 ja vi que vamos ter bastante material e muitas idéias para nos ajudar a fazer nosso planejamento deste ano e tentar melhorar ainda mais a Tecmaster para que possamos sempre cumprir uma de nossas visões que é ser uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar. Não fez ainda a avaliação?? O que está esperando. Vá lá e avalie. Abraços a todos. Marcelo.

Projeto RMCA na TIM e Ron Mueck

Hoje estive visitando junto com o Etienne, meu sócio, nossos consultores ABAPers que estão participando da implementação do módulo RMCA do SAP R/3 na TIM. O RMCA é o módulo criado pela SAP para tratar toda a tarifação telefônica, similar ao já conhecido CCS, para a indústria de Energia. Ficamos contentes ao receber feedback muito positivos de nossa equipe neste importante projeto, já que a TIM é pioneira nesta implementação. E , já que estamos falando de pioneirismo, fiquei impressionado com o trabalho de um dos grandes talentos da escultura mundial, o australiano Ron Mueck. Vejam alguns do trabalho deste excepcional artista em http://www.picarelli.com/fotolegendas/fotolegenda022006a.htm. A precisão e qualidade são impressionantes. O que nos leva apenas a constatar que em qualquer área , quando você se dedica a tentar fazer o máximo que puder em suas atividades com paixão , você pode se tornar um verdadeiro artista seja programando, seja atendendo um usuário, seja demonstrando algo a um cliente. Que Ron Mueck inspire o talento de cada um de vocês, que tenho certeza, se já não está sendo mostrado ao mundo em que vive, está guardado dentro de você esperando você começar . Abraços a todos.

2007 estamos de volta!

Olá a todos. Estamos de volta, agora já com o pezinho em 2.007. Espero que todos tenham tido ótimas festas de fim de ano. E esperamos este ano poder divulgar muitos artigos e notícias para todos. Começo este ano com uma despedida de 2.006 dando parabéns a todos os aniversariantes de Dezembro : Dirce Freitas cliente nosso na Bearing Point, Carlos Sapata, grande gerente de projetos da Accenture, Ricardo Portela, também Gerente da Accenture que tive o prazer de trabalhar em 1999 na Sadia, Victor Neves, um excelente profissional ABAP que nos deixou este mês para novos desafios na Europa, Paulo Pimentel que vem sendo bastante elogiado por seu trabalho na Tivit como ABAP, Helen Antaki, também Gerente Accenture, Cintia Pinheiro nossa consultora de RH, Nelson Cruz que passou por uma experiência conosco recentemente, Marco Lorena, grande amigo que conheci na época também da Sadia e hoje é um dos responsáveis pela Everys , Luciano Treviso, grande consultor abap , e finalmente mais um da Sadia de 99 e hoje cliente nosso na Atlas Schindler , Armando Santil, um dos melhores abaps que já conheci . E parabéns também a Jesus, que ilumine nosso caminho neste ano que inicia para que possamos transformar nossos sonhos em realidade. Parabéns e felicidades a todos. Marcelo.