Avaliação Tecmaster : Pontos a melhorar e planos tecmaster

Um dos pontos mais comentados pelos nossos profissionais a melhorar na Tecmaster foi a parte de treinamentos e crescimento profissional dentro da Tecmaster. Quase 70% das pessoas comentaram sobre isso. Baseado nisso, um dos pontos fundamentais do nosso planejamento interno para este ano de 2.007 é um programa de evolução de carreira para todos. Este plano, que a princípio receberá o nome de PET (Plano de Evolução Tecmaster) deve abordar com cada colaborador quais as possibilidades de crescimento que a Tecmaster pode oferecer em termos de treinamento e oportunidades cruzando com os reais interesses das pessoas. Para isso, é fundamental a ampliação do nosso relacionamento com a SAP, já que é o mercado foco e de maior abrangência da Tecmaster. Detalhes desse plano e de outras metas a serem abordadas em 2.007 serão passadas a todos os funcionários e colaboradores em um evento a ser realizado agora em Março. Participe, pois será importante ouvir de cada um, mais sugestões e idéias para que nosso plano tenha um enorme sucesso. Fique de olho nos emails para saber a data exata do evento. Abraços a todos. Marcelo Ribeiro.

EDS é a mais nova cliente da Tecmaster

Pessoal, venho com boas novas para todos comemorarmos no Carnaval. Fechamos este mês uma nova parceria com uma importante empresa do mundo de Tecnologia : a EDS. A EDS ( www.eds.com e http://www.eds.com/about/locations/brazil ) é uma das maiores empresas de TI do mundo e no Brasil possui mais de 5.000 funcionários. Seu primeiro e um dos maiores clientes é a General Motors. E é lá, neste cliente, que a Tecmaster estará fornecendo profissionais SAP para auxiliar a EDS em seu Outsourcing. Há 5 anos, a Tecmaster já teve um papel importante na implementação do SAP R/3 na GM, mas através de outro cliente/parceiro, a Accenture. Na época, a Tecmaster atuou com um time de mais de 20 profissionais ABAP/4 para ajudar a Accenture em sua fábrica ABAP e na implementação do SAP na GM. Aliás, nossa equipe foi a melhor equipe avaliada neste projeto pela Accenture (entre outros 5 fornecedores) , e a partir daí, a Tecmaster evoluiu bastante sua parceria com a Accenture através da confiança adquirada. Este ano, já estavamos também atendendo a Bearing Point também na GM. E agora, 5 anos após o inicio da experiência da Tecmaster com a GM, a EDS escolheu a Tecmaster como parceiro e fornecedor estratégico principalmente pelo reconhecimento da qualidade apresentada em todos esses anos. Esperamos , assim como temos demonstrado para nossos clientes, apresentar a mesma qualidade e o mesmo sucesso com a EDS , para que esta parceria se torne importantíssima para a empresa e todos os nossos profissionais. Abraços a todos. Marcelo.

Avaliação da Tecmaster : Estatísticas

Como mencionei em um artigo anterior, realizamos neste ínicio do ano um processo de avaliação da empresa onde todos funcionários e colaboradores responderam, sem se identificar, um questionário avaliando ítens e sugerindo melhorias nos atuais programas da empresa. Além de sugestões de que gostariam de ver implementando em 2.007, sugestões para os programas da Tecmaster (Criatec,BIT, Integração e TECCLUBE) , quais aspectos positivos e negativos da empresa, foram respondidas 14 questões específicas. Para facilitar, vocês podem consultar o questionário em http://www.tecmaster.inf.br/avalia_2007.html . Neste artigo, estarei falando especificamente das respostas para estas 14 questões. Vamos as estatísticas :
Questão1 = 64,52% concordam plenamente que o seu trabalho contribui significamente para a imagem e evolução da Tecmaster; 29,03% concordam e 6,45% concordam parcialmente;
Questão 2 = 48,39% concordam plenamente que podem comunicar idéias e sugestões na Tecmaster; 45,26% concordam e 6,45% concordam apenas parcialmente;
Questão 3 = 29,03% concordam plenamente na política da Tecmaster; 54,84% concordam; 9,68% concordam parcialmente; 3,23% em nada lhe afetam e 3,23% não quiseram responder.
Questão 4 = 35,48% concordam plenamente que a Tecmaster está disponivel para ajudar nas dificuldades ; 45,26% Concordam; 16,13% concordam apenas parcialmente e 3,23% não puderam responder;
Questão 5 = 19,35% Concordam plenamente que a Tecmaster lhe motivam a desenvolver suas habilidades; 32,26% concordam; 41,94% concordam parcialmente ou discordam de algo; 6,45% acham que a Tecmaster não lhes motiva ;
Questão 6 = 25,81% concordam plenamente que a sua opinião é importante na Tecmaster; 48,39% concordam; 25,81% parcialmente;
Questão 7 = 32,26% tem certeza plenamente que os clientes estão satisfeitos; 54,84% concordam; 6,45% parcialmente; 3,23% não concordam; e 3,23% não puderam responder
Questão 8 = 32,26% concordam plenamente que a Direção da Tecmaster tem vontade de melhorar a sua atuação em parceiros; 58,06% concordam; 6,45% parcialmente; 3,23% não concordam
Questão 9 = 25,81% acham plenamente a Tecmaster uma consultoria ágil e adaptável ao mercado; 61,29% concordam com isso; 9,68% parcialmente; 3,23% não acham isso
Questão 10 = 19,25% concordam plenamente que a Tecmaster é uma empresa sólida; 74,19% concordam e acham isso; 6,45% parcialmente;
Questão 11 = 29,03% concordam plenamente que a Tecmaster lhe dá segurança e confiança; 51,61% concordam com isso; 19,35% parcialmente
Questão 12 = 25,81% tem absoluta certeza da mensagem de estratégia passada pela Direção da empresa; 45,16% concordam com a afirmação; 25,81% parcialmente; 3,23% não puderam responder
Questão 13 = 19,25% estão plenamente satisfeitos com os canais de comunicação; 64,52% estão satisfeitos; 6,45% parcialmente; 9,68% não estão satisfeitos
e finalmente a questão 14 e não menos importante : 67,74% indicariam com absoluta certeza a Tecmaster para amigos virem trabalhar; 32,26% indicam ou indicariam.

Estas são as estatísticas. Nosso objetivo nessas questões foi medir o grau de satisfação das pessoas juntamente com as sugestões dadas para que possamos atingir um dia, o máximo possível de respostas :”concordo plenamente”. ‘
Na minha análise transformo o concordo plenamente em ÓTIMO, o concordo em BOM, o parcialmente em REGULAR e o não concordo em RUIM.
Com isso temos algumas conclusões importantes. Primeiro , todas as pessoas indicariam ou indicam a Tecmaster para seus amigos com a maioria de OTIMO o que nos faz pensar que estamos no caminho certo e que de certa forma no geral as pessoas estão satisfeitas em sua maioria.
Outros importantes ítens que recebemos muitos BONS e OTIMOS estão : as oportunidades de comunicar sugestões e idéias; a disponibilidade da consultoria em resolver problemas (embora vamos trabalhar nestes 16% que acharam regular) ; a crença de que nossos clientes estão satisfeitos e ainda de que seu trabalho é importante para isso; a percepção de que a Tecmaster busca melhoras em seus serviços e gestão; a agilidade e flexibilidade da empresa; a solidez da empresa; e a confiança e segurança (embora também com atenção neste item para trabalhar o por que dos 20% REGULAR);
Um outro item que teve maioria de OTIMOS e BONS foi a satisfação com os canais de comunicação. Mas , neste item tivemos quase 10% de pessoas insatisfeitas o que faz refletirmos e fazer um trabalho de maior divulgação e utilização dos canais atuais ou ainda se devemos criar novos;
Um item que teve também em torno de 75% de OTIMO e BOM foi que a mensagem dada pela Diretoria de estratégia da empresa é clara, mas, 25% acharam REGULAR. Portanto merece uma reflexão e maior divulgação das metas da empresa para este ano de 2.007 e para onde a empresa quer estar nos próximos anos , e principalmente, como as pessoas podem ajudar e participar para isso. Ou seja, explica também os 25% de REGULAR na questão de que a opinião das pessoas é importante. Vocês verão nos próximos dias, na divulgação do plano de ação da TECMASTER, que ele foi desenhado basicamente em cima do resultado desta avaliação e da maioria das sugestões dadas por vocês.
Neste plano, estaremos enfocando basicamente e principalmente nosso maior calcanhar de aquiles que é a TECMASTER passar de uma empresa que apenas incentiva a evolução e carreira das pessoas para uma empresa com um plano definido de treinamento e evolução de carreira. Nessa questão tivemos nossa pior nota : 41,94% de REGULAR e 6,45% de RUIM o que soma quase 50% de uma certa insatisfação.
Nos próximos artigos estaremos divulgando algumas sugestões e como a Tecmaster estará se preparando para colocá-las em prática e possa ser uma empresa ainda melhor, cada vez mais 100%. Abraços a todos. Marcelo

Osram e aniversariantes Janeiro

Estivemos esses dias em mais um cliente importante da Tecmaster : a OSRAM. A Tecmaster tem atuado na OSRAM em duas frentes : alocação de profissionais ABAP, que desde que entraram lá, há mais de um ano, estão sendo muito bem avaliados, e em projetos SAP de diversos módulos (SD, FI, QM,MM). E são nesses projetos que a Tecmaster tem tido um enorme aprendizado com a Osram. Cada projeto é um novo desafio, seja na agilidade de buscar um profissional capacitado, seja na entrega e aprovação de projetos, seja no pós Go Live , os projetos na Osram tem feito com que a Tecmaster tenha a cada um, aproveitado uma lição importante para colocar em sua metodologia de projetos. E aproveito este dia para dar os parabéns a todos os aniversariantes de Janeiro : Renato Conceição, Gerente da Accenture que foi meu líder de projetos em 99 e que ali nasceu uma grande amizade; Taciana, nossa consultora Abap na TIVIT que tem evoluido bastante; Kamila Martins , que trabalhou conosco durante 2 anos e está agora em novos desafios com certeza mostrando toda sua competência; Luis Macedo, que trabalhou conosco no projeto GM e agora é funcionário Accenture; Luciano Beloto, Abap na AJINOMOTO , que pude acompanhar o inicio e foi um dos grandes destaques de sua turma na Tecmaster pela sua enorme lógica de programação, aliás a Ajinomoto está satisfeitissima com nossa manutenção ABAP; Claudia Chaves , Gerente na Accenture; Rogério Vicente, Gerente de TI da Saint Gobain Abrasivos e companheiro de degustações de vinho; Patricia Guimarães, que espero ter de volta em breve na equipe ABAP; Ludmila Gragnani, Gerente Accenture que conheci na época do projeto Sadia; Tatiana Arandas , também Gerente Accenture e finalmente nossa querida Karina Bejgler, de nossa equipe do RH; quando entrevistei a Karina em Setembro de 2003, pensei comigo que ali estava uma potencial profissional e que ela traria muitas alegrias pra empresa; resultado : eu acertei. A Karina não só trouxe grandes resultados e alegrias no sentido de comemorarmos novas conquistas na busca de excelentes profissionais no mercado, como também traz uma grande alegria em nosso ambiente e dia a dia com seu jeito especial de vibrar. Karina e a todos os aniversariantes de Janeiro, PARABÉNS!. Abraços . Marcelo.