Brasil entre os 5 piores do mundo para abrir empresa

Li hoje que um estudo do Banco Mundial colocou o Brasil na 179a. posição, de um total de 183 países, em dificuldade para se abrir uma empresa, ou seja, o quinto país no mundo e o primeiro entre os países emergentes em que mais se demora para conseguir abrir uma empresa.

Ao todo, são 119 dias, em média, para o empreendedor conseguir abrir um negócio. Pior que nós só gigantes da economia como Suriname (694 dias), a República do Congo (160), a Venezuela (141) e a Guiné Equatorial (137).
Bom pelo menos não moramos no Suriname nem temos que aguentar o Chavez.

Para fazer o estudo, o Banco Mundial levou em consideração as exigências da maior cidade de cada país, no caso brasileiro, São Paulo.

Para vocês terem uma idéia , em Portugal, o tempo médio para abrir uma empresa é de cinco dias.

Se para abrir , já são diversos obstáculos, pode ter certeza que a burocracia continua depois para a vida das empresas.
Estamos falando apenas da dificuldade na natalidade, imaginem então porque tantas empresas não sobrevivem.

O post é apenas de curiosidade , mas no fim, também, um modo de agradecer as pessoas da Tecmaster que lutam no dia a dia na esfera financeira e administrativa na corrida cheia de obstáculos burocraticos que temos que ultrapassar.

Abraços a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>